Leis de criptomoedas serão votadas amanhã nos EUA
O mercado de criptomoedas está vivendo uma semana super importante para as suas regulamentações. Enquanto os preços do Bitcoin (BTC) batem novas máximas, nos Estados Unidos rola a chamada “Semana Cripto”. Durante esse período, três grandes propostas estão sendo debatidas no Congresso.
Nos dois primeiros dias, o assunto dominou as discussões. De acordo com o site CoinDesk, um dos principais projetos, o Clarity Act, que visa estabelecer regras claras para o mercado cripto, deve ser votado na Câmara dos Deputados na tarde de quarta-feira, dia 16. Esse projeto é considerado o mais relevante entre os três em análise e a expectativa é que seja aprovado com suporte de vários partidos. A meta é superar os 71 votos que o FIT21, projeto anterior, recebeu. Se tudo correr bem, a proposta ainda seguira para o Senado.
O senador Tim Scott, que preside o Comitê Bancário do Senado, mencionou que o Clarity Act será a fundação para futuras discussões, mas é possível que o texto sofra alterações antes de chegar ao Senado. Um analista, Ian Katz, acredita que o Senado pode apresentar uma versão própria do projeto, mas que isso só deve acontecer após setembro, o que levanta dúvidas sobre a conclusão do processo ainda este ano.
GENIUS Act
Outro projeto em destaque é o GENIUS Act, que foca nas regras para emissão de stablecoins. Esse projeto está mais avançado e, segundo as informações, pode ser votado pela Câmara na manhã de quinta-feira, dia 17. Como o GENIUS Act já passou pelo Senado, se a votação for positiva, ele já segue para a sanção do presidente Donald Trump.
Além disso, há uma proposta para proibir a criação de uma moeda digital do banco central (CBDC) nos EUA. Os defensores dessa ideia argumentam que a criação de um dólar digital pelo Federal Reserve poderia fazer concorrência com as stablecoins e permitir um controle financeiro maior do governo sobre a população.
A votação na Câmara para essa proposta também deve ocorrer na quarta-feira. Porém, o avanço dela é incerto, já que ainda não existe uma versão oficial a ser apresentada no Senado, o que pode atrasar ainda mais o andamento.
Apesar das incertezas, há uma expectativa de que essa semana seja um marco na regulamentação do setor cripto nos EUA, especialmente com a possível aprovação do primeiro grande projeto focado em stablecoins. Após essa votação, o olhar se voltará para a regulamentação do mercado em geral com o Clarity Act, que tem chances de ser aprovado até setembro, embora ainda não haja garantias.